quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fim de semestre, férias!

E assim foi o percurso da cadeira de Laboratório de Jornalismo. Foram aulas intensas, com bastante conteúdo e o mais importante: experiência. É nesta aula de toda quinta-feira que os alunos do primeiro semestre de Jornalismo da PUCRS experimentaram de tudo um pouco.

Logo no ínicio, o blog para registrarmos todas as impressões das aulas. Depois a matéria para o jornal, que sairá em agosto. E ainda os programas de rádio e televisão. Apesar de falta de noção do que realmente fazer, acho que todos gostaram de poder realmente sentir como vai ser a nossa profissão. É essencial já ter esses projetos logo no começo. Com eles, dá pra saber se estamos no caminho certo ou não.

Nós do blog, Brunna e Laura, gostamos muito de participar de todos esses projetos. Foram extremamente válidos para nosso aprendizado e formação pessoal. Sendo em grupo, aprendemos a trabalhar em conjunto, o que é tão importante atualmente. Além de conhecer melhor os próprios colegas que estarão com a gente nos próximos três anos e meio! Sim, um semestre inteirinho já passou. Passou tão rápido que já dá saudade. Mas, em agosto começa tudo de novo, com muito mais trabalhos, conteúdos e experiências! E esperamos encontrar os professores Pellanda e Fábian pela Famecos!

E, talvez, agora um pouco de descanso, enfim...

FÉRIAS!! :)

Brunna e Laura

Avaliação do programa de tv

Seguindo o modelo do programa de rádio, fizemos um para a televisão hoje. O mesmo grupo, quase o mesmo nome. O programa "10h30 na Famecos" foi dividido em dois blocos de dez minutos. Na primeira parte, uma entrevista com o escritor Carlos Augusto Pessoa de Brum; na segunda um debate sobre livros digitais.

A âncora (mais uma vez) Joana começou o programa de forma descontraída. Na entrevista sobraram perguntas para Julia e Fernanda, graças a disposição do Carlos de responder bem as perguntas feitas sobre leitura e seu trabalho. Além de escrever e ilustrar seus livros, ele é técnico do primeiro time de futebol americano do Estado, o Porto Alegre Pumpkins, dono de uma editora e estudante de filosofia da UFRGS. Apesar de ter apenas 22 anos, possui 9 livros publicados e atualmente se dedica ao seu romance que estará pronto até a Feira do Livro.

A partir daí, o segundo time entrou. Nós, Brunna e Laura, com os colegas Artur, Sarah e Virginia. O debate teve como tem a questão de livros digitais e livros impressos. Rolou um certo nervosismo de parte de alguns (Brunna), mas a âncora (Laura) soube conduzir bem as pequenas falhas. O debate foi interessante e quando começou a esquentar, o tempo acabou. E assim foi o 10h30 na Famecos.

Brunna e Laura